As opiniões variam muito.

É verão outra vez. Lá fora, os pássaros procuram sombra para fugir do calor; dentro dos escritórios, as pessoas tentam arranjar soluções para tornar o ambiente mais fresco. “Abre a janela”, diz alguém; “Deixa fechada”, diz outro. A questão parece óbvia: como evitar que o calor entre?

O eterno debate: janela aberta ou fechada?
Esta é uma discussão que surge repetidamente: devemos manter as janelas fechadas e confiar no ar condicionado? Ou procuramos aquela brisa refrescante do lado de fora?

Com ar condicionado: janelas fechadas
Normalmente, os edifícios com ar condicionado são projetados para que não consiga nem abrir as janelas. Isso destruiria o efeito do ar condicionado. Claro, existem edifícios onde existe a opção de ligar e desligar o ar condicionado mediante a decisão de todos, mas mesmo aí as janelas têm de permanecer fechadas.

Calor atrai mais calor
Se abrir as janelas durante o período de calor, vai atrair o ar quente que vem de fora, o que fará que a temperatura dentro de um edifício aumente.

Baixe as persianas e mantenha a calma
Algo mais? “Baixar as persianas também irá fazer a diferença”, diz Gerard Doornheim, especialista na KTD Climate Control. Em prédios e escritórios sem ar condicionado, a orientação é manter as janelas fechadas.

E em casa?
“O melhor é fechar as janelas pela manhã e abri-las à noite para entrar ar. E baixe as persianas durante o dia”, refere Doornheim.

Veredicto: Janela aberta ou fechada?
Um pouco de ar fresco é bom, mas a longo prazo uma janela aberta só fará com que a temperatura aumente.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *